A Sustainable Development Solutions Network (SDSN) Global é uma iniciativa lançada em 2012 pelo Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon com o objetivo de mobilizar o conhecimento científico e a inovação para encontrar soluções com vista à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A SDSN ficou com a missão de promover e apoiar a implementação dos ODS aos níveis local, nacional e global. A SDSN trabalha com parceiros da academia, do governo, do mundo empresarial, da sociedade civil e da Organização das Nações Unidas (ONU) para fomentar e encontrar soluções práticas e transformações necessárias ao desenvolvimento sustentável. Este propósito é suportado pela transferência do conhecimento e inovação científicos das universidades e outras instituições produtoras de conhecimento em todo o mundo para soluções com impacto efetivo no desenvolvimento sustentável. A SDSN Global é constituída por 55 Redes Nacionais que integram mais de 1900 membros institucionais em cerca de 80 países.
A SDSN Portugal foi aprovada pelo Conselho Estratégico da SDSN Global no dia 7 de junho 2023 e teve o seu lançamento oficial no dia 2 de novembro com a presença da Vice-Presidente da SDSN Global: Maria Cortes Puch. A SDSN Portugal tem como objetivo mobilizar universidades, centros de investigação e outras redes e unidades de conhecimento, organizações da sociedade civil e empresas para criar sinergias para a promoção de soluções transformadoras que acelerem a implementação da Agenda 2030 e do Acordo de Paris.